Este blog foi criado para exemplificar o processo de criação de espaços estruturados de disponibilização de conteúdo sobre metodologias ativas, como a sala de aula invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas-ABP
Você sabia que a Sala de Aula Invertida é uma metodologia de ensino?
Com origem em cursos de ciências da saúde, a metodologia de ensino permite ao estudante aprender a partir da resolução de problemas da vida real, simulações ou estudo de casos propostos pelo professor. É um desdobramento da aprendizagem baseada em projetos, que deu origem a outras propostas semelhantes. Entre os princípios das duas abordagens estão a valorização dos conhecimentos prévios e do papel ativo dos alunos para lidar com questões interdisciplinares. No entanto, a aprendizagem baseada em problemas costuma ser mais focada em um tema e envolver projetos de menor duração. (...) Clique na imagem e acesse o link direto
A Sala de aula invertida é uma concepção de ensino e de aprendizagem que começou a ser estudada a partir do ano de 2000, mas foi em 2007 que essa prática se consolidou pelos americanos (flipped classroom). Sua teoria e prática são consideradas processos desenvolvidos entre professores e alunos. Isso significa que a parte teórica, ao contrário do ensino tradicional que preconiza dentro da sala de aula, será estudada em casa, previamente à aula, e a parte prática, de dúvidas, atividades de aplicação e aprofundamento serão desenvolvidas na sala com alunos e professor. Nesse processo, o professor é mais um orientador, colaborador, incentivador do que somente um “passador de conteúdo”. Nesse sentido, a sala de aula invertida, inverte os métodos tradicionais de ensino, e modifica a estrutura do processo de aprendizagem . [...] Clique na imagem e acesse o texto completo !
Comentários
Postar um comentário