Conceito
A Sala de Aula Invertida (SAI)
Segundo seus pioneiros Jonathan Bergmann e Aaron Sams é a meta-estratégia que apoia todos os outros métodos de aprendizagem ativa. Funciona por sua simplicidade e impacto. Fundamentalmente, você muda o funcionamento da sala de aula. A apresentação de conteúdos sai do momento de grupo (horário da aula) para o momento individual (tempo do aluno sozinho – em geral, em casa). O momento do grupo (o horário das aulas) se transforma num ambiente em que estratégias de aprendizagem ativa podem ser usadas para aprofundar a compreensão do aluno, esclarecer as suas dúvidas e criar relacionamentos de qualidade.
A proposta deste método é o estudo de conteúdos básicos antes das aulas, a partir de recursos como vídeos, textos, áudios e games. Já em sala, o professor aprofunda o aprendizado com exercícios, estudos de caso e conteúdos complementares. Além disso, esclarece dúvidas e estimula a troca entre os alunos, fixando a aprendizagem. A metodologia funciona muito bem também para o ensino à distância por utilizar recursos tecnológicos que favorecem o empenho e a participação do estudante. [...] Saiba mais!
Pioneiros do Método da Sala de Aula Invertida:
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS - ABP
O método de ABP é considerado efetivo para ajudar o estudante a aprender a aprender, porque sempre o desafia a desenvolver a habilidade de pensamento crítico, de analisar, de discutir, de selecionar e de usar recursos de aprendizagem apropriados para soluções de problemas, de forma integrada e organizada, permitindo sedimentação de informações capazes de serem recapituladas rapidamente e aplicadas em situações futuras.
ABP pode ser considerada uma das mais excitantes e eficientes opções de educação que tem aparecido nos últimos trinta anos (WOODS, 1996, p. 1-I).
Saiba mais [...]
Pioneiro para desenvolver habilidades de resolução de problemas
Comentários
Postar um comentário